PLÁSTICO ZERO

O PRIMEIRO TERRITÓRIO SEM PLÁSTICO DESCARTÁVEL DO BRASIL

Ao chegar no aeroporto de Fernando de Noronha você será revistado, caso tenha plástico em mãos. O que tiver de plástico será retirado de sua posse, porque não entrar plástico descartável, devido ao projeto NORONHA PLÁSTICO ZERO. Somos uma ilha de reserva ambiental, onde 70% de nosso território se mantêm intacto. E para assegurar a estrutura natural, algumas medidas são tomadas diariamente.

O NORONHA PLÁSTICO ZERO surgiu a partir de um sonho, mas com uma certeza: é possível transformar o mundo inteiro a partir do exemplo de uma Ilha sem plástico descartável. Somos do time que acredita que a força transformadora está em cada indivíduo, e também na ação coletiva. O projeto foi concretizado a partir da implementação do Decreto Distrital 02/2018, que proíbe a entrada, o uso e a comercialização de descartáveis plásticos de uso único em Fernando de Noronha, entrando em vigor em 11 de abril de 2019.

O consumo consciente é transformador. Através da parceria com a Administração de Fernando de Noronha/Governo do Estado de Pernambuco, e apoio das empresas de impacto socioambiental Menos 1 Lixo e Iônica, foi pensada uma jornada que se dá a partir de 4 passos: repensar, regenerar, reutilizar e ressignificar. Nessa trajetória, desenvolvida a partir de um movimento cíclico, que se inicia, encerra e recomeça, cada uma das ações tem um valor enorme e o poder de fazer a diferença dentro e fora de Noronha, unindo a sociedade de forma humanizada, com uma visão mais acolhedora e consciente da importância de cada um na transformação do nosso Planeta.

ATENÇÃO A MULTAS

O decreto prevê multa para turistas, moradores e comerciantes que não cumprirem o estabelecido. Para turistas e moradores, a multa é de meio salário mínimo (R$ 954) a partir da segunda notificação. Estabelecimentos e atividades comerciais receberão multa de três salários mínimos também a partir da segunda notificação. No caso de uma terceira notificação, o comerciante perderá o alvará de funcionamento por um mês, além de pagar o dobro da multa aplicada anteriormente.

PARCERIA HEINEKEN IMPORTANTE NA ILHA
Para a HEINEKEN no Brasil, parceira do Noronha Plástico Zero, o projeto é motivo de orgulho e reflete àquilo que a Companhia acredita, alinhado com sua estratégia para garantir a perenidade dos negócios e contribuir com o futuro dessa e das próximas gerações. Com menos resíduos, principalmente o plástico e o vidro, a ideia é estimular a mudança de comportamento efetiva, seja através da educação, e principalmente por meio de atitudes positivas das iniciativas pública e privada e de cada cidadão.

Entre no site oficial do projeto NORONHA PLÁSTICO ZERO e saiba muito mais com dicas e ações do seu dia a dia.