De acordo com o ICMBio, a operação especial capturou mais de 24 peixes-leão só em 2023, em Fernando de Noronha. Um balanço do trabalho de manejo da espécie invasora realizado na ilha, que desde 2020, ano em que surgiu por aqui, já foram capturados mais de 160 indivíduos. Lembrando que os que foram vistos, mas não fotografados, não entram na cota.
A matéria é de Ana Clara Marinho, g1 PE.
O alerta é lançado na ilha há 4 anos, porque o peixe Pterois Volitans, seu nome científico, é considerado venenoso e perigoso não só para as pessoas, mas também a biodiversidade.
Pela sua beleza, o peixe acaba chamando muito a atenção, por isto cuidado e NÃO TOQUE!
Se o encontrar, o ICMBio pede para se possível fotografar e anotar a localização de onde você o avistou e avisar ao Projeto de Conservação Recifal através do e-mail : conservacaorecifal@gmail.com, para tomarem as providências.
Diante desse perigo, esse ano, a ilha já começa com o Plano de Ação para Controle e Monitoramento da Bioinvasão em Pernambuco, já que o “bichinho” se reproduz de forma muito rápida e tem capacidade para devorar mais de 3 peixes maiores que ele, o considerando além de venenoso, voraz. Por esse motivo, dedicaremos uma semana de treinamentos para mergulhadores sobre a situação e seus cuidados.
A “Semana do Peixe-Leão” acontece em agosto, promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
SEMANA OPERAÇÃO PEIXE-LEÃO
agosto/2024
dias 13, 14 e 15
terça, quarta e quinta