Hoje, dia 29 de agosto, segunda-feira, é dedicado a santa e também feriado na ilha. Poder festejar a padroeira é motivo de alegria para a comunidade católica, um resultado de 1 ano de trabalhos pastorais e de evangelização. Mas, afinal, quem é a NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS?
A PADROEIRA DOS REMÉDIOS
Nossa Senhora dos Remédios foi designada como padroeira do presídio da ilha em 1768, e somente em 1947 a festa dos Remédios passou a ser comemorada em Fernando de Noronha. O governador do Território Federal Militar da época, Major Mário Fernandes Imbiriba, oficializou o dia 29 de agosto para as celebrações à padroeira. Esse decreto foi sancionado em 1992, na gestão do Administrador Domício Cordeiro, que tornou o dia feriado no arquipélago.
A IGREJA DE N/Sra. DOS REMÉDIOS
Construída a partir de 1737, fui concluída em 1772. `A devoção inspirou o nome do principal forte e de toda a vila. Nossa Sra. dos Remédios é padroeira desde 1768.
Sua primeira restauração foi em 1988. Arquitetonicamente, a igreja, possui nave salão única com o coro, capela-mor, sacristia e torres sineiras. Os vão das portas e janelas inferiores da nave e capela-amor são em cantaria de pedra arenítica. Sítio Arqueológico tombado pelo Decreto-Lei nº 25, de 11/11/1937. A destruição, retirada de qualquer material ou remoção da terra deste local constitui crime sujeito às penas de multa e detenção.